Páginas

quarta-feira, 30 de março de 2011

Cinema e Estudos Culturais: novos arranjos e mídias - 5º Módulo

Data: 02/04 sábado

O Brasil Caipira: a diáspora paulista e a interiorização do Brasil

Filme: “Amor & Cia”




Direção: Helvecio Ratton
Responsável pelo módulo: Profª Me. Shirlene Rohr de Souza
Data: 02/04 sábado
Local: Anfiteatro
Horário: 19:00h

Resumo:
Para tratar das questões da diversidade da Região Sudeste e da grande região central do Brasil, o Centro-oeste, foi escolhido o filme Amor & Cia, de Helvécio Ratton. Segundo Darcy Ribeiro, “Durante um século e meio os paulistas se fizeram cativadores de índios, primeiro, para serem os braços e as pernas do trabalho de suas vilas e sítios, depois como mercadoria para venda aos engenhos de açúcar” (2006, p.331-332). Adestrados nessas práticas, eles avançam Brasil adentro, em todas as direções, desde o século XVI. Darcy Ribeiro mostra como o grande interior do Brasil foi ocupado pelos paulistas que, em busca de riquezas, se dispersaram pelo Brasil levando seus costumes e formas de vida, resultando em cidades do interior muito parecidas, no Brasil central, ainda que distantes e sem contato.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Cinema e Estudos Culturais: novos arranjos e mídias - 4º Módulo


Data: 26/03 sábado

 “Brasil Sertanejo: onde se aprende com o sol, com as facas e com as pedras”

Filme: “O Auto da Compadecida” 


Direção: Guel Arraes
Responsável pelo módulo: Profª Me. Shirlene Rohr de Souza
Data: 26/03 sábado
Horário: 19:00h

Resumo:
Neste módulo, coloca-se em perspectiva a Região Nordeste, tratado por Darcy Ribeiro como o Brasil Sertanejo. A partir do filme de Guel Arraes, O Auto da Compadecida, baseado em peça homônima de Ariano Suassuna, serão tratadas algumas questões do passado que determinaram a atual feição humana dessa região: dispersão espacial e solidão do sertão, sesmarias, coronelismo e exploração do trabalho, longos períodos de seca e fuga do sertão, submissão e silêncio, cangaço e messianismo, dentre outros. Apesar dos cuidados que toma o sertanejo para viver desapercebido, ele se torna objeto de atenção dos políticos que vêem na região em que mora uma mina de riqueza, cuja fonte é a corrupção e a mentira.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Cinema e Literatura: clássicos e contemporâneos - 3º Módulo

Data: 25/03 sexta-feira

“El amor en los tiempos del cólera: quando o amor e a vida não tem limites”
Filme: O amor nos tempos do cólera”
 
Direção: Mike Newell
Responsável pelo Módulo:  Profª Esp. Maíra Brás Costa
Local: Anfiteatro
Horário: 19:00h 

Sinopse

Florentino Ariza (Javier Bardem) ainda jovem se apaixonou perdidamente por Fermina Daza (Giovanna Mezzogiorno). Entretanto, como Florentino apenas trabalha numa agência dos Correios, ele não é visto como um bom partido por Lorenzo Daza (John Leguizamo), pai de Fermina. Florentino pede Fermina em casamento, e ela aceita. Ao saber disto Lorenzo a envia para a fazenda de sua prima Hildebranda Sanchez (Catalina Sandino Moreno), onde fica alguns anos. Florentino aguarda o retorno de sua amada mas, quando a reencontra, ela diz que nada quer com ele. Fermina passa a ser cortejada por Juvenal Urbino (Benjamin Bratt), um médico que luta para evitar a disseminação da cólera. De início ela não se interessa, mas posteriormente eles se casam e constituem família. Simultaneamente Florentino aguarda que Juvenal morra, para que possa enfim se casar com seu grande amor.


quarta-feira, 23 de março de 2011

Cinema e Literatura: clássicos e contemporâneos - 2º Módulo

Data: 24/03 quinta-feira

 “Pantaleón y las visitadoras: a Amazônia libidinosa e provocadora de Mario Vargas Llosa”
Filme: “Pantaleão e as visitadoras”

 
Direção: Francisco J. Lombardi
Responsável pelo módulo: Profª Esp. Maíra Brás Costa
Local: Anfiteatro
Horário: 19:00h


Sinopse:
Pantaleão Pantoja (Salvador del Solar) é um capitão do exército peruano encarregado de uma missão especial: levar um grupo de prostitutas através do rio Amazonas, de um campo militar para outro, a fim de aliviar o sofrimento dos soldados, há um longo tempo separados de suas esposas e namoradas. Mas quando Pantaleão se apaixona por Colombiana (Angie Cepeda), uma das prostitutas, ele se vê entre seus desejos individuais e a necessidade do cumprimento do dever.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Cinema e Estudos Culturais: novos arranjos e mídias - 3º Módulo


Data: 23/03 quarta-feira

O mal dos sobreviventes: a cegueira branca
Filme: Ensaio sobre a cegueira”

Direção: Fernando Meirelles
Responsável: Profª Me. Shirlene Rohr
Local: Sala do 1º Semestre de Computação
Horário: 19:00h 

Sinopse: 
Uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade. Chamada de "cegueira branca", já que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa, a doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país. À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. Nesta situação a única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico (Julianne Moore), que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar a humanidade perdida.



Cinema e Literatura: clássicos e contemporâneos - 1º Módulo

 
Data: 23/03 quarta-feira
Filme: “O leitor”

Direção: Stephen Daldry

Responsável pelo Módulo: Profª Me. Claudia Teodoro
Local: Anfiteatro
Horário: 19:00h 

Sinopse:
Na Alemanha pós-2ª Guerra Mundial o adolescente Michael Berg (David Kross) se envolve, por acaso, com Hanna Schmitz (Kate Winslet), uma mulher que tem o dobro de sua idade. Apesar das diferenças de classe, os dois se apaixonam e vivem uma bonita história de amor. Até que um dia Hanna desaparece misteriosamente. Oito anos se passam e Berg, então um interessado estudante de Direito, se surpreende ao reencontrar seu passado de adolescente quando acompanhava um polêmico julgamento por crimes de guerra cometidos pelos nazistas.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Cinema e Estudos Culturais: novos arranjos e mídias - 2º Módulo

Darcy Ribeiro e O povo brasileiro – O Brasil Caboclos
Filme: Ele, o Boto

  
Direção: Walter Lima Júnior
ResponsávelProfª Me. Shirlene Rohr de Souza
Data: 19/03 sábado
Local: Anfiteatro
Horário: 19:00h


Sinopse:
Segundo uma lenda amazônica, em noite de lua cheia o Boto (Carlos Alberto Riccelli) vem à terra e se transforma em humano, para seduzir e ser amado pelas mulheres e odiado pelos homens. Uma de suas conquistas é a filha de um pescador (Cássia Kiss), que tem um filho com o Boto. Constantemente ele reaparece para seduzi-la e, mesmo quando ela se casa, ele continua a procurando. Isto provoca a ira do marido, que deseja matá-lo de qualquer jeito.

Cinema e Estudos Culturais: novos arranjos e mídias - 1º Módulo



Filme: “Cinema, aspirinas e urubus”



Direção: Marcelo Gomes
Responsável: Profº. Me. Lawrenberg Silva
Data: 18/03 sexta-feira
Local: Anfiteatro
Horário: 19:00h

Sinopse: Em 1942, no meio do sertão nordestino, dois homens vindos de mundos diferentes se encontram. Um deles é Johann (Peter Ketnath), alemão fugido da 2ª Guerra Mundial, que dirige um caminhão e vende aspirinas pelo interior do país. O outro é Ranulpho (João Miguel), um homem simples que sempre viveu no sertão e que, após ganhar uma carona de Johann, passa a trabalhar para ele como ajudante. Viajando de povoado em povoado, a dupla exibe filmes promocionais sobre o remédio "milagroso" para pessoas que jamais tiveram a oportunidade de ir ao cinema. Aos poucos surge entre eles uma forte amizade.